O preparo seminal é uma etapa essencial nas técnicas de reprodução assistida. Um dos métodos de preparo seminal mais utilizado é o gradiente descontínuo de densidade. Nesse procedimento, o sêmen é depositado sobre duas camadas de soluções de densidades diferentes e exposto à centrifugação. Esse processo permite selecionar os espermatozoides com motilidade progressiva e morfologia normal, além de remover os espermatozoides imóveis e as células redondas da amostra. Além disso, estudos indicam que o processamento seminal utilizando esta técnica seleciona também uma menor taxa de espermatozoides com fragmentação de seu DNA, que é a causa de infertilidade em muitos pacientes com espermograma normal.
O objetivo do estudo deste mês foi comparar 3 meios comerciais de gradiente. Para isso, foi comparada a qualidade seminal da amostra antes e após o processamento com os três meios.
Artigo: Comparative study of the effects of three semen preparation media on semen analysis, DNA damage and protamine deficiency, and the correlation between DNA integrity and sperm parameters
Dentre os meios analisados, está o Sil-Select Plus. Os gradientes Sil-Select Plus, produzidos pela Fertipro e comercializados pela Intermedical IVF, consistem em partículas de sílica coloidal revestidas com silano suspensas em solução de HEPES tamponada e com EBSS e 0,4 – 2,2 g/l de albumina de soro humano.
Testes extensivos durante o design do produto mostraram que ele não é citotóxico e não irritante com um potencial alergênico não significativo. Sil-Select Plus é produzido a partir de sílica coloidal bruta, portanto, há controle total sobre cada etapa do processo de produção. O produto conta com um sistema de purificação muito preciso que resulta em um produto muito limpo com níveis de endotoxina abaixo de 0,5 EU/mL. As soluções do Sil-Select Plus já vêm prontas para o uso nas densidades de 45% (upper solution) e 90% (lower solution), o que é um grande facilitador para a rotina laboratorial!
Neste trabalho, todos os 3 meios utilizados apresentaram uma redução da concentração espermática, porém, com aumento do percentual de motilidade progressiva e diminuição da porcentagem de espermatozoides imóveis. Também foi observado um aumento no percentual de espermatozoides com morfologia normal nos três grupos.
Dentre os três meios analisados, o Sil-Select Plus apresentou a menor taxa de fragmentação do DNA espermático quando comparado ao sêmen bruto. Essa é uma informação valiosa, já que, a seleção de espermatozoides sem fragmentação do DNA espermático se mostra cada vez mais importante, tendo em vista que essa condição tem sido largamente estudada e muito associada a falhas de implantação e abortos recorrentes.
Sendo assim, o artigo deste mês nos mostra que o processamento seminal é de extrema importância na reprodução assistida e a escolha não só da técnica utilizada, como dos melhores insumos, é essencial para fornecer os melhores resultados para os pacientes!
Caso deseje conhecer mais sobre o Sil-Select Plus, conte com a Intermedical IVF para orientá-lo!