Intermediando seu Conhecimento | Edição 12 – Estresse oxidativo e perda gestacional recorrente: qual a relação?

Início - Blog - Intermediando seu Conhecimento | Edição 12 – Estresse oxidativo e perda gestacional recorrente: qual a relação?

A perda gestacional recorrente é uma condição extremamente difícil para pacientes que estão tentando engravidar. Ela é definida pela Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia (ESHRE) por 2 ou mais perdas gestacionais antes da 24ª semana de gestação.

Por muito tempo, apenas o fator feminino foi levado em consideração nesses casos, porém, já é observado que a idade paterna avançada e alterações genéticas e epigenéticas no gameta masculino podem estar relacionados com essa condição.

As espécies reativas de oxigênio (ROS) são potenciais causadores de danos no DNA do espermatozoide. O artigo desse mês resume o que se tem na literatura atualmente sobre a relação desse dano causado pelo estresse oxidativo e a perda gestacional recorrente.

[Ler artigo completo]

Na revisão apresentada, foi observado que, em diversos artigos, os homens que estavam no grupo de pacientes com perda gestacional recorrente tinham uma maior taxa de fragmentação do DNA espermático e maiores níveis de ROS no sêmen.

Apesar de não ser um consenso entre toda comunidade científica, evidências indicam que estes parâmetros podem estar diretamente associados à perda gestacional recorrente, necessitando-se de mais trabalhos para elucidar os mecanismos fisiológicos deste processo. Porém, com esses achados, já fica clara a importância da avaliação da fragmentação do DNA espermático e da presença de ROS no sêmen para casais que estão passando por essa condição.

O CanFrag e o CanRos são kits diagnósticos produzidos pela Candore e comercializados pela Intermedical, que podem representar um diferencial no diagnóstico do paciente.

O CanFrag utiliza a técnica de Dispersão da Cromatina Espermática (SCD -Sperm Chromatin Dispersion) para avaliação da fragmentação do DNA espermático. Seu protocolo é simples e permite um diagnóstico preciso para os pacientes.

Já o CanRos utiliza o nitroazul de tetrazólio, que reage com as ROS, gerando coloração, permitindo identificar o nível de ROS nas amostras seminais. Estes dois testes em conjunto se mostram promissores para ajudar no manejo clínico dos pacientes que passam por uma condição tão complicada como a perda gestacional recorrente.

Notícias Relacionadas

Intermediando seu Conhecimento | Edição 13 – Uma pesquisa global com especialistas em reprodução para determinar a utilidade clínica da testagem de estresse oxidativo e do uso de antioxidantes na infertilidade masculina

Intermediando seu Conhecimento | Edição 12 – Estresse oxidativo e perda gestacional recorrente: qual a relação?

A Intermedical é uma empresa especializada em produtos médicos inovadores e altamente qualificada, atuando nas especialidades:

Urologia

Equipamentos e Produtos urológicos.

Reprodução Assistida

Produtos selecionados cuidadosamente para você.