Nesta edição, o Jornal Científico da Intermedical IVF fala sobre estresse oxidativo.
Já é bem descrito na literatura que a formação exacerbada de espécies reativas de oxigênio (ROS) pode ter um efeito negativo na fertilidade masculina, podendo afetar a integridade do DNA e da membrana espermática, e a motilidade dos espermatozoides. Esse aumento de ROS no sêmen pode ser causado por infecções, inflamação, exposição a toxinas ambientais, tabagismo, consumo de álcool, obesidade, varicocele, entre outros fatores. Os espermatozoides são células muito afetadas pelos ROS, principalmente por terem uma baixa capacidade antioxidante.
Porém, só o espermograma e teste de fragmentação do DNA espermático não são suficientes para indicar a presença de ROS no sêmen. Afinal, a fragmentação do DNA pode ser causada por diversos outros fatores, além da exposição a ROS.
O artigo que indicamos nesta edição é um estudo multicêntrico publicado na revista Reproductive Biomedicine Online. Nele, foi avaliada a presença de ROS no sêmen de 707 pacientes que estivessem em investigação da fertilidade em clínicas parceiras na Áustria, Brasil, Alemanha, México, Polônia, Coreia do Sul e Espanha.
Nesse estudo, para detecção de ROS, foi utilizado o nitroazul de tetrazólio, que reage com as ROS, gerando coloração. Essa coloração alcançada vai determinar o grau de presença de ROS no ejaculado. É um teste com protocolo simples que apresenta parâmetros relevantes para infertilidade. Esse é o mesmo princípio do CanROS, kit de detecção de espécies reativas de oxigênio comercializado pela Intermedical IVF.
Foi observado no estudo que 80% das amostras analisadas possuíam algum grau de presença de ROS. Das amostras analisadas, 76% apresentaram um grau médio de presença de ROS. O grau alto de presença de ROS foi identificado em 4% das amostras.
Esse estudo demonstra a importância da identificação da presença de ROS no sêmen e como essas informações podem auxiliar as clínicas a fornecerem o melhor tratamento para seus pacientes.
TÍTULO DO ARTIGO:
Multi-centre assessment of nitroblue tetrazolium reactivity in human semen as a potential marker of oxidative stress
AUTORES:
Jaime Gosálvez, Lamberto Coppola, Jose Luis Fernández, Carmen López-Fernández , Alfredo Góngora, Ricardo Faundez, John Kim, Nabil Sayme, Moises de la Casa, Rebeca Santiso, Keith Harrison, Ashok Agarwal, Stephen Johnston, Sandro C Esteves