Intermediando seu Conhecimento | Edição 17 – Seleção espermática e fragmentação do DNA espermático

Início - Blog - Intermediando seu Conhecimento | Edição 17 – Seleção espermática e fragmentação do DNA espermático

Na edição de hoje vamos falar sobre seleção de espermática e fragmentação do DNA espermático.

O trabalho que trazemos hoje foi apresentado em formato de poster em um dos maiores congressos de Reprodução Humana Assistida, o 41st Annual Meeting of the European Society of Human Reproduction and Embryology (ESHRE). O objetivo do estudo foi verificar se a seleção espermática utilizando as células do Cumulus Oophorus diminuiria a taxa de espermatozoides com DNA fragmentado (condição que pode afetar diretamente os resultados em Reprodução Assistida).

O cumulus oophurus é um conjunto de células que circunda o oócito II. Durante a fertilização natural, os espermatozoides precisam atravessar essas células para chegar no oócito II e realizar a fertilização. Os espermatozoides só conseguem passar por essa camada de células da granulosa, caso tenham todas as suas funções adequadas. Ou seja, essas células da granulosa realizam uma seleção dos melhores espermatozoides, os que irão chegar ao oócito II.

LER ARTIGO COMPLETO

Com o objetivo de mimetizar essa seleção natural, este trabalho utilizou as células da granulosa (retiradas durante a denudação oocitária) para selecionar os espermatozoides. Para isso, foi utilizada a nova placa de ICSI com canalículos, produzida pela Oosafe e comercializada pela Intermedical. 

A placa possui faixas horizontais com 3 poços. Os espermatozoides, colocados no primeiro poço, são estimulados por quimiotaxia, a nadar em direção ao terceiro poço. Porém, no segundo poço da placa, são colocadas as células da granulosa. Essa “barreira” de células, vai permitir que apenas os melhores espermatozoides cheguem no último poço da placa, permitindo a recuperação de espermatozoides com melhor qualidade. 

Antes e após recuperação destas células, foi realizado o teste de fragmentação do DNA espermático pelo método TUNEL. Foram, então, comparadas as taxas de fragmentação do DNA antes e depois da seleção. 

Foi observada uma diminuição significativa da fragmentação do DNA após a seleção pelas células do cumulus.

Esse estudo mostra que o uso das células do cumulus oophurus representa um grande avanço na reprodução assistida, já que a alta fragmentação do DNA espermático é um grande desafio, causando falhas de fertilização e abortos de repetição. Esse método de seleção se mostra como uma ótima opção para pacientes que apresentam taxas elevadas de fragmentação, permitindo melhores resultados.

FALE CONOSCO

Notícias Relacionadas

Intermediando seu Conhecimento | Edição 17 – Seleção espermática e fragmentação do DNA espermático

Intermediando seu Conhecimento | Edição 16 – Análise comparativa da seleção espermática por dispositivos microfluídicos Zymot® e LeensHoke®

A Intermedical é uma empresa especializada em produtos médicos inovadores e altamente qualificada, atuando nas especialidades:

Urologia

Equipamentos e Produtos urológicos.

Reprodução Assistida

Produtos selecionados cuidadosamente para você.