Intermediando Conhecimento | Edição 8 – Artigo sobre congelamento seminal

Início - Blog - Intermediando Conhecimento | Edição 8 – Artigo sobre congelamento seminal

O congelamento seminal é uma técnica largamente utilizada para preservação da fertilidade masculina. Esse procedimento é muito benéfico, por exemplo, para pacientes que irão realizar tratamentos radio e/ou quimioterápicos. No caso de pacientes jovens que vão realizar esse tipo de intervenção, muitas vezes, o sêmen é congelado para ser utilizado em um futuro distante.

O artigo que trazemos hoje tem o objetivo de verificar se o tempo de armazenamento do sêmen congelado tem efeito negativo na expressão gênica dos espermatozoides.

Título: The storage time of cryopreserved human spermatozoa does not afect pathways involved in fertility

Baixe aqui o pdf

Os pacientes desse estudo foram divididos em dois grupos de pacientes monospérmicos. No primeiro grupo, o sêmen foi analisado após ficar congelado por um curto período (1 semana) e, no segundo grupo, por um longo período (entre 7 e 10 anos). Após o descongelamento do material foi realizada a extração de RNA para comparação entre os grupos.

O meio de criopreservação utilizado neste trabalho foi o Spermfreeze da marca Fertipro, comercializado pela Intermedical. Este é um meio de congelamento seminal pronto para o uso que não possui gema de ovo em sua composição. O meio Spermfreeze passa por um rigoroso controle de qualidade em sua fabricação, apresentando bons resultados para criopreservação seminal.

Comparando os resultados da extração de RNA das amostras dos dois grupos, foi possível identificar apenas 5 transcritos mais abundantes no grupo que foi armazenado por um longo período. De acordo com os achados dos pesquisadores deste estudo, essa diferença na presença de transcritos entre os grupos não teria nenhum efeito direto na fisiologia espermática.

Já é bem descrito na literatura que o congelamento seminal pode causar danos aos espermatozoides, porém os resultados desse estudo mostram que o tempo de congelamento parece não ter influência na qualidade espermática pós-descongelamento.

Essa informação é muito importante para Reprodução Humana Assistida e, principalmente, para os pacientes que necessitam da criopreservação seminal, mas não tem planos imediatos para o uso de suas amostras. Mesmo com esses resultados, os autores frisam que mais estudos precisam ser realizados para cada vez mais melhorar as técnicas de preservação da fertilidade masculina.

SpermFreezeTM SSP é um meio de criopreservação mais concentrado que permite que um maior volume de esperma seja criopreservado:

SpermFreezeTM requer 0,7-1ml de meio para 1ml de esperma

SpermFreezeTM SSP requer 1ml de meio para 3ml de esperma

 SpermFreezeTM e SpermFreezeTM SSP estão prontos para uso.

Conhecer o SpermeFreeze

Notícias Relacionadas

Intermediando Conhecimento | Edição 8 – Artigo sobre congelamento seminal

Intermediando Conhecimento | Edição 7 –Leucospermia

A Intermedical é uma empresa especializada em produtos médicos inovadores e altamente qualificada, atuando nas especialidades:

Urologia

Equipamentos e Produtos urológicos.

Reprodução Assistida

Produtos selecionados cuidadosamente para você.