A leucospermia é uma condição definida pela presença de pelo menos 1 x 106 leucócitos por mL de sêmen. No artigo que trazemos hoje, publicado em 2021, foram analisados os parâmetros seminais e os níveis de: Colesterol, Estradiol, Testosterona, Isoprostanos e Triglicerídos em homens férteis e inférteis. O grupo de homens inférteis foi dividido em: homens com infertilidade idiopática, homens com varicocele e homens com leucospermia.
TÍTULO: Semen Biochemical Components in Varicocele, Leukocytospermia, and Idiopathic Infertility
AUTORES: Giulia Collodel, Cinzia Signorin, Fabiola Nerucci, Laura Gambera, Francesca Iacoponi, Elena Moretti
LER ARTIGO COMPLETO
Foi observado neste estudo que o grupo de homens com leucospermia apresentou uma diminuição significativa de motilidade espermática, morfologia espermática normal e vitalidade espermática, e uma maior porcentagem de marcadores intracelulares de necrose.
Além disso, foi observado que os níveis de Isoprostano, marcador de estresse oxidativo, foi maior nos voluntários com varicocele e leucospermia. É discutido no artigo que esses resultados podem ter relação com a resposta inflamatória que ocorre nesses dois grupos (varicocele e leucospermia) que pode prejudicar os espermatozoides.
Os resultados apresentados neste estudo mostram como é importante o diagnóstico da leucospermia para que o paciente possa receber o melhor tratamento. O diagnóstico da leucospermia é realizado pelo teste de ENDTZ. Esse teste é realizado quando são encontradas pelo menos 1 x 106 de células redondas por mL de sêmen. O kit Leucoscreen Plus, produzido pela Fertipro e comercializado pela Intermedical, apresenta um protocolo fácil e rápido para avaliação da leucospermia, identificando essa condição que pode ser muito prejudicial para fertilidade.
SABER MAIS SOBRE KIT LEUCOSCREEN
Outra condição que pode ser causada pela leucospermia é o aumento de espécies reativas de oxigênio no sêmen como mostrado no estudo. Esse aumento também pode ser muito prejudicial aos espermatozoides, principalmente por essas células terem uma baixa capacidade antioxidante. O kit CanRos, produzido pela Candore e comercializado pela Intermedical, é um kit de detecção de espécies reativas de protocolo simples em que a substância nitroazul de tetrazólio, reage com as ROS presentes no sêmen, gerando coloração. Essa coloração alcançada vai determinar o grau de presença de ROS no ejaculado. Esse resultado representa mais uma informação importante para o diagnóstico e tratamento do paciente.